Como evitar câncer de colo do útero

Fazendo o exame preventivo Papanicolau. Esse tipo de câncer demora muitos anos para se desenvolver, e as células podem ser descobertas desde o início. Por isso, se você fizer exame preventivo, detectar a alteração precocemente e seguir o tratamento de forma adequada, as possibilidades de cura são de 100%.

O que é o exame preventivo? É a coleta de secreções do colo do útero feita com uma espátula e escovinha que pode, no máximo, provocar um pequeno incômodo, que diminui se você estiver tranqüila. O material coletado é colocado numa lâmina de vidro, que será examinada posteriormente ao microscópio.

Que mulheres devem se submeter ao exame?Aquelas que tem ou já tiveram alguma atividade sexual, especialmente as de 25 a 29 anos de idade. Se a mulher fez uma histerectomia (retirada do útero) e tem mais de 59 anos, o médico esclarecerá sobre a necessidade ou não do exame.

Onde fazer o exame preventivo?Procure o ambulatório posto ou centro de saúde mais próximo da sua residência. Aproveite a ocasião e solicite ao profissional de saúde que realize o exame clínico das mamas.

Quais os cuidados para a realização do exame?- Não ter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame.- Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame.- Não estar menstruada. Em caso de sangramento fora do período menstrual, procure o serviço de saúde para orientação e, se necessário, tratamento.

O que fazer após o exame?Você deve retornar ao serviço de saúde na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Lembre-se: tão importante quanto submeter-se ao exame é buscar o resultado.

E se o resultado for negativo para câncer?Você somente precisará repetir o exame preventivo após um ano. Depois da obtenção de dois resultados de exames negativos para câncer (normais), com intervalo de um ano, o exame só precisará ser repetido após três anos.

E se o resultado der alguma alteração?Você será encaminhada para a realização de outro exame mais detalhado e se for necessário, será feito um tratamento. Siga a orientação recebida. Aproveite este momento para esclarecer todas as suas dúvidas.•














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração. Dados do Prazer!

Oi

 Quero você