Iniciação '' Precoce''

Os jovens começam a vida sexual muito cedo e isso têm tendências a desvios de comportamento sexual. Há maiores índices de sexo grupal, sadismo, além do sexo aliado ao uso de drogas.A principal consequência psicológica é a banalização da sexualidade pelos adolescentes. Algo que deveria ser especial, para ser vivenciado com alguém especial, acaba se tornando um fato sem importância.
A empresa suíça de preservativos Lamprecht AG acaba de lançar a HotShot – camisinha destinada aos pré-adolescentes entre 12 e 14 anos. Com diâmetro menor que o da camisinha convencional, – 4,5 cm contra 5,2 cm da normal – ela também é colorida, visando atrair seu público-alvo.  Na tentativa de evitar a gravidez precoce ocasionada pelo aumento do sexo entre jovens e pela falta de anticoncepcionais adequados, os novos preservativos foram disponibilizados na Suíça a partir deste ano, o tema tem gerado discussões a respeito das consequencias psicológicas que essa iniciativa pode trazer.O jovem veria o preservativo específico como uma nova forma de liberdade. Para o psicólogo e psicoterapeuta Leonardo Fd Araujo, porém, isso não deve acontecer. “Não acredito que a medida possa ter tanta força ao ponto de servir de estímulo à pratica sexual precoce” opina. Ele aponta a importância de uma boa educação sexual. “Reforço o papel dos pais e da escola nesse processo. O ideal é que eles conversem com seus filhos sobre sexo, o tema não pode ser um tabu dentro de casa”, acredita. Segundo ele, a escola também tem o papel de instruir os adolescente e a sexualidade deve ser tratada como algo natural pelos professores, não como um assunto proibido.

                                           A camisinha para criança e colorina e possui formato menor.
 
Segundo pesquisa da Datafolha de 2008, os jovens brasileiros estão cada vez mais precoces. Entre os meninos, 9% fazem sexo pela primeira vez com 12 anos e 46% deles entre 13 e 15 anos. Ou seja, mais de 50% dos jovens no Brasil começam sua vida sexual antes dos 15 anos. Para Marilene, a camisinha HotShot, embora tenha sido lançada na Suíça, parece uma ideia que pretende chegar à America Latina e África. “Nos países de clima temperado, a sexualidade é mais tardia que nos trópicos” justifica a sexóloga.

Oi

 Quero você